top of page

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

 

* Clique na imagem ao lado para acessar o Caderno de

Programação e Resumos 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Envio dos artigos integrais - até 30 de julho para o e-mail vsimposiogtsul@gmail.com. Somente os textos de participantes que vieram ao encontro serão publicados! Confira as Normas de publicação em 

 

 

 

 

 

01 - Catolicismos e Política: conservadores e progressistas no cenário latino-americano

Dr. Ianko Bett (Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS))

Dra. Gizele Zanotto (UPF)

 

RESUMO: O simpósio visa proporcionar um espaço de discussão, atualização e problematização conjunta sobre as formas de perceber, analisar e compreender os fenômenos religiosos no espectro do catolicismo. No bojo da consideração da importância desta instância na vida dos agentes históricos, o Simpósio também vem dar conta de uma temática cada vez mais explorada na academia e que aponta para análises profícuas para o entendimento do contexto sócio histórico latino-americano pretérito e também contemporâneo. Privilegiam-se os estudos que tenham como foco as formas de expressão do catolicismo em sua relação com a política e relações e poder, com atenção também para a atuação de intelectuais, movimentos, grupos, partidos, imprensa e instituições. Expressões caracterizadas por meio de ações no plano teórico e prático, notadamente com desdobramentos institucionais, políticos e também sociais, objetivando perceber as matrizes de tais inclinações, suas expressões concretas e suas permanências.

02 - Discursos e dualidades nas/das religiões e manifestações religiosas

Dra. Eliane Cristina Deckmann Fleck (UNISINOS)

Dr. Mauro Dillmann (UFPEL)

 

RESUMO: Este Simpósio pretende reunir trabalhos que enfoquem os diferentes tipos de discursos e de dualidades presentes nas religiões e manifestações religiosas e que se detenham na análise destes aspectos duais, tais como os que dizem respeito à perfeição e ao pecado, ao bem e ao mal, ao justo e ao injusto, ao acerto e ao erro, a Deus e ao Diabo, ao ganho e à perda, à vida e à morte, à lucidez e à paixão, ao instinto e à racionalidade, à quizila e à simpatia, à remissão e à punição e, ainda, à serenidade e à ira. Estas dualidades podem ser compreendidas a partir de diferentes corpus documentais, categorias de análise, abordagens teórico-metodológicas e historiográficas, contemplando, ainda, distintos universos espaço-temporais e diferentes confissões religiosas. A escrita, a oralidade, a visualidade e o sonoro são alguns dos meios através dos quais tais dualidades se expressam ou se expressaram em um dado contexto histórico. Discutir e refletir sobre as dualidades nas/das religiões ou manifestações religiosas, sobre os diferentes sentidos religiosos/cosmológicos/mágicos/mitológicos a elas atribuídas e, em especial, sobre os discursos que sobre elas vêm e têm sido produzidos, são os objetivos deste Simpósio Temático.

 

03 - Patrimônio, Festas e Crenças

Dr. Eduardo Roberto Jordão Knack (UFPel)

Dda. Francielle Moreira Cassol (UPF)

 

RESUMO: O presente Simpósio Temático procura proporcionar um espaço de debate para aos pesquisadores que desenvolvem trabalhos relativos aos temas do patrimônio cultural (material e imaterial), festas e festividades, especialmente relacionados aos espaços sagrados, crenças e religiosidade. Partindo da concepção de que o patrimônio é uma invenção e uma construção social, é fundamental discutir os processos de patrimonialização dos bens culturais, observando os agentes que ativam e atribuem valor ao patrimônio em meio a uma (re)construção e apropriação de referenciais identitários que circulam em uma determinada comunidade, gerando práticas e discursos patrimoniais, promovendo uma operação seletiva entre lembrar e esquecer no campo do memorável. Dessa forma também interessam pesquisas relativas aos objetos, ações, atuações, encenações, performances e ritos que foram legitimados enquanto patrimônio por um determinado grupo e como ocorre a relação desses bens/práticas com a sociedade. Os usos religiosos, comerciais e potencialidades em relação ao turismo, bem como as particularidades, contradições e/ou conflitos envolvendo interesses e valores em diferentes escalas (local, regional e internacional) e grupos sociais constituem problemas que interessam para aprofundar o conhecimento sobre possíveis relações entre patrimônio, festas e crenças.

04 - Crenças, devoções, rituais e festas: práticas e discursos nas religiões

Dra. Edilece Souza Couto (UFBA/UEM)

Dra. Vanda Fortuna Serafim (UEM)

 

RESUMO: O homem religioso, por meio da fé e da intercessão das entidades sagradas, desenvolve práticas devocionais, rituais e festivas, a fim de obter graças e pagar promessas. Esse ST tem por principal objetivo refletir sobre as crenças, práticas religiosas e os discursos que as normalizam. Pesquisar os fenômenos religiosos requer um aparato conceitual, teórico e metodológico que auxilie na compreensão de experiências plurais, expressas em diversos espaços, com fronteiras cada vez mais fluidas, tanto na vivência como na interpretação/análise. Assim, o ST preza pelo diálogo transdisciplinar com o intuito de contemplar os diversos enfoques que se lançam sobre os discursos e/ou práticas religiosas.

05 - Religiões afro-brasileiras: seus temas e suas fontes

Dda. Elizabeth Castelano Gama (UFF)

RESUMO: O campo de pesquisa atual da história das religiões afro-brasileiras tem como marca a utilização de uma considerável variedade de tipos de documentação e de temas para a sua escrita, panorama que se opõe ao período em que o foco dos pesquisadores se restringia às escritas etnográficas descritivas sobre aspectos rituais das religiões como o Candomblé ou a Umbanda.  O Simpósio propõe reunir trabalhos com variedades temáticas como o estudo da história, memória, identidade, representação e patrimônio das religiões afro-brasileiras que componham reflexão metodológica em pesquisas que priorizem as dinâmicas históricas da religiosidade de matriz africana. Quais são os documentos utilizados pelas pesquisas atuais neste campo? O objetivo é produzir um debate que articule os procedimentos metodológicos e as possibilidades temáticas dentro do campo de estudo dessas religiões que possuem um registro fortemente marcado pela oralidade.

06 - Do Concílio tridentino ao ultramontanismo: o catolicismo e suas práticas sociais no Brasil através dos séculos

Dda. Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (Unisinos)

Dda. Denize Terezinha Leal Freitas (UFRGS)

 

RESUMO: O presente Simpósio Temático busca discutir temas relacionados à propagação do catolicismo no Brasil desde o século XVIII. Trata-se de lançar um olhar direcionado pelo viés da História Social sobre a História da Igreja. Dessa forma, mais do que discutir sobre manuais de doutrinação, trata-se de observar as práticas sociais dos sujeitos propagadores do catolicismo: padres e irmãos sejam eles do clero secular ou pertencentes a alguma ordem religiosa. Pretendemos proporcionar um espaço de socialização de pesquisas e trabalhos que se preocuparam em analisar, de diferentes perspectivas, o(s) catolicismo(s) na dinâmica com setores da sociedade, isto é, além do papel ativo, as estratégias de membros e representantes da Igreja nas relações e interrelações com seu contexto social, as discrepâncias entre a normativa eclesiástica e a prática cotidiana desses representantes da Igreja. Assim, por exemplo, observar a atuação desses sujeitos frente as normativas eclesiásticas sobre os comportamentos humanos nos casamentos e fora deles, o celibato, nas associações e instituições de ensino, etc.

07 - As religiões mediúnicas e campo religioso brasileiro: agentes, instituições e legitimação social

Dra. Beatriz Teixeira Weber (UFSM)

Ddo. Renan Santos Matos (UFSC)

Ddo. Bruno Cortês Scherer (UFSM)

RESUMO: Este simpósio tem o objetivo de reunir e fomentar o diálogo entre pesquisadores que, a partir de diferentes abordagens teóricas e metodológicas, desenvolvam estudos relacionados à inserção das religiões mediúnicas na configuração histórica do campo religioso brasileiro. Ao assumir a perspectiva histórica do campo religioso busca-se responder a ampliação da produção acerca da temática que nos últimos anos tem contrabalançando a preponderância das abordagens sociológicas e antropológicas. De fato, os debates suscitados a partir desses trabalhos têm fornecido elementos pertinentes para a compreensão das condições históricas em que esses grupos religiosos se constituíram e passaram a compor o repertório complexo e dinâmico da cultura religiosa brasileira que, tanto no passado quanto na contemporaneidade, caracteriza-se por diálogos, conflitos e tensões. No esforço de legitimação e reconhecimento social, tais agentes “lançam mão de códigos compartilhados (o jogo entre caridade e feitiço) a fim de produzir poder social e simbólico em cada situação” (MONTERO, 2006, p. 64). Nesse sentido, interessam à discussão proposta estudos que abordem perspectivas que têm em comum o transe mediúnico como elemento fundamental de sua prática, enfocando os diversos aspectos de sua organização institucional bem como as relações com outros grupos religiosos e instâncias da sociedade, sobretudo, evidenciando como os mesmos definem suas lógicas, problematizando conceitos como os de liberdade religiosa, laicidade e secularização, bem como a questão social que tornam inteligíveis as relações estabelecidas entre elas e a sociedade na dinâmica histórica. 

08 - Filosofia da religião

Ddo. Marcelo José Doro (UPF)

Dr. Marciano Adílio Spica (UNICENTRO)

Dr. Francisco Fianco (UPF)

RESUMO: A postura filosófica da pós-modernidade, que emergiu a partir da crise dos pressupostos racionais da modernidade, assume como traço fundamental a impossibilidade de doutrinas que tenham a pretensão de valer absoluta e definitivamente como descrição verdadeira do mundo. Se, por um lado, essa postura bate de frente com dogmatismo religioso, por outro, ao passo que desautoriza as metanarrativas, abre novamente a perspectiva para que se tome a religião como discurso dotado de sentido. Com isso a religião e a religiosidade começaram a voltar lentamente para a pauta dos interesses filosóficos, por meio do resgate das antigas questões relativas ao conceito de religião, sua pertinência para a compreensão do ser humano, sua relação entre razão e a viabilidade da crença num ser superior etc., e também por meio de questões que emergem do contexto atual de fortalecimento das religiões e de seu impacto nas sociedades democráticas plurais. Este Simpósio Temático abre-se para esse conjunto de questões, tendo como objetivo maior promover o debate filosófico da religião e da religiosidade, em diálogo com as perspectivas históricas, sociológicas, psicológicas e antropológicas. Mais pontualmente, busca-se oportunizar a divulgação de pesquisas filosóficas pontuais sobre o fenômeno religioso, os argumentos para a existência ou inexistência de Deus, o ateísmo, a relação entre religião e ciência, a religiosidade na  pósmodernidade, a relação entre religião e política, a pluralidade religiosa, dentre outros.

09 - Cultura material e arqueologia na esfera da religiosidade

Dra. Jacqueline Ahlert (UPF)

Dra. Raquel Machado Rech (IPHAN)

 

RESUMO: A materialização da cultura está inserida numa dinâmica que se enlaça com a construção da espacialidade humana. As conformações simbólicas que dão sentido aos espaços - tais como objetos, imagens, estruturas arquitetônicas, acervos arqueológicos, ruínas, paisagens culturais, entre outros -, tem como agentes elementos somáticos e extrassomáticos ao indivíduo, que o constituem ou constituíram em algum momento histórico. O estudo da cultura material e da arqueologia na esfera da religiosidade, insere-se no esforço de uma aproximação com as relações de sentido na construção do espaço sagrado, conjugado pela materialidade e suas funções, bem como na interação com objetos que o representam.  O simpósio temático tem por objetivo reunir pesquisas interdisciplinares que problematizam tais dinâmicas. Considerando a cultura material como algo móvel, suscetível a ressignificações e a interpretações múltiplas, propostas a partir da produção, consumo e circulação do e no espaço religioso e dos objetos e estruturas que o compõe.

11 - História da Educação e Religião: discursos, práticas e instituições

Ddo. Fernando Cezar Ripe (UFPel)

Dda. Renata Brião de Castro (UFPel)

 

RESUMO: Nas duas últimas décadas, a História da Educação tem se constituído como um campo privilegiado para o debate acadêmico e científico em relação aos aspectos formais e não formais da Educação na perspectiva histórica. A estreita relação entre Religião e Educação esteve presente em diferentes contextos da História do Brasil, especialmente no predomínio da influência da religião nas práticas educativas e no controle exercido por instituições religiosas na escolarização de um modo geral. Assim, este Simpósio tem por objetivo discutir as múltiplas possibilidades de pesquisa histórica e historiográfica da educação sobre, por exemplo, a história do pensamento educacional de cunho religioso, os discursos promovidos por instituições educativas confessionais, as legislações de ensino, a utilização de manuais pedagógicos, o protagonismo de agentes religiosos na educação e as práticas religiosas escolares e não escolares. Abrem-se ainda discussões relativas aos discursos e às práticas que as instituições religiosas mobilizaram no meio educacional brasileiro. Nesse sentido, interessa-nos reunir propostas de comunicações que tenham os discursos, os sujeitos, as práticas, as representações, as imagens e as instituições religiosas como objeto de análise, ou como tema tangencial, no campo da História da Educação. Ainda, o simpósio busca reunir trabalhos que reflitam sobre comunidades formadas por imigrantes e que suas iniciativas escolares e educacionais tenham estreita relação com as instituições religiosas de cada grupo étnico. Tais propostas podem compreender diferentes abordagens teórico-metodológicas, para objetos delimitados nos mais variados espaços e temporalidades, de modo a realçar as distintas perspectivas sobre a temática e ampliar o seu debate.

12 - Gênero, processos migratórios e religião

Dr. Daniel Luciano Gevehr (FACCAT e ISEI)

Dra. Marlise Regina Meyer (UPF)

Dra. Rosane Márcia Neumann (UPF)

 

RESUMO: Propõe-se a discussão sobre os estudos que contemplem a temática gênero em sua interface com com outros campos de investigação da história, especificamente os campos da religião, da religiosidade e da imigração. O estudo das relações de gênero, a partir dessa perspectiva possibilitam a ampliação dos usos dessa categoria de análise, na medida em que permite identificar quais as outras propriedades estão inseridas no conceito em determinados contextos espaciais e temporais.  Dessa forma, serão aceitas pesquisas que discutam a construção e difusão de narrativas, de representações, de manipulação de imaginários e de diferentes manifestações culturais que abordem a categoria gênero na sua relação com os processos migratórios e com a religião.  Estimula-se o debate sobre as pesquisas mais recentes, que contemplam estudos sobre a feminilidade, a masculinidade, a homossexualidade, a transsexualidade e a produção e difusão de representações sociais sobre esses conceitos, que a partir da análise da história cultural, passam a ser alvo de diferentes interpretações. Pretendemos, ainda, com essa interlocução, provocar a discussão multidisciplinar sobre o conceito em questão, provocando com isso a discussão de resultados de pesquisas oriundas de diferentes áreas, que dialogam com a história, em especial a antropologia, a sociologia, a teologia e a medicina, que têm apresentado estudos bastante inovadores nessa área do conhecimento. As questões de imigração e de religiosidade, embora se apresentem como norteadoras dos estudos de gênero nesse ST, não desconsideram outras relações possíveis, que enriquecem, atualmente, o campo de investigação daqueles que se debruçam sobre os estudos de gênero e suas múltiplas possibilidades de pesquisa no campo historiográfico.

bottom of page